Uma nova balsa de grande porte chegou à Baía de Todos-os-Santos para reforçar os trabalhos de sondagem do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica. Com as mesmas dimensões impressionantes da primeira balsa, ela possui 75 metros de comprimento e um convés de aproximadamente dois mil metros quadrados.
Ambas as embarcações estão equipadas com perfuratrizes que utilizam um sistema de compensação de ondas, permitindo que as operações de sondagem continuem mesmo em condições climáticas adversas. Conforme os trabalhos avançam, uma das balsas ficará posicionada mais próxima de Salvador, enquanto a outra estará nas proximidades de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.

Ao mesmo tempo em que duas balsas seguem em ação nas águas profundas, está em andamento, também, a sondagem em águas rasas, até 10 metros de profundidade, com uso de uma plataforma estilo Jackup. Elas fazem parte de uma força-tarefa que está coletando amostras do fundo do mar em 102 pontos da Baía, onde serão erguidos os pilares da Ponte Salvador-Itaparica.
A sondagem foi iniciada com as operações terrestres em janeiro deste ano, em Vera Cruz. Até o momento, 17 empresas baianas foram contratadas e 300 empregos diretos e indiretos já foram gerados somente em função da sondagem, que representa um investimento de R$ 160 milhões.
O Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Itaparica será um novo vetor de distribuição de renda e vai impulsionar a economia de toda a Bahia, com geração de sete mil empregos. Serão contemplados 10 milhões de baianos em cerca de 250 municípios.
Esse grande investimento vai fomentar o desenvolvimento econômico a partir da atração de novos empreendimentos em áreas como logística, indústria, comércio, serviços e mercado imobiliário. O novo sistema irá também impulsionar de maneira sustentável o turismo na Bahia, já que a distância entre Salvador e importantes zonas turísticas do estado, como o Sul e Baixo Sul, será reduzida em mais de 100 quilômetros.

Além da ponte com 12.4 km sobre o mar, a maior da América Latina, serão construídos novos acessos viários em Salvador e Vera Cruz. Na capital, serão 4 quilômetros de uma nova estrutura entre a região da Calçada e Água de Meninos, composta por um conjunto de viadutos e dois novos túneis que ficarão paralelos aos da Via Expressa.
Já em Vera Cruz, o fluxo de veículos oriundos da ponte será direcionado para uma nova via expressa, com 22 km, que será construída na região de Mar Grande e segue até as proximidades de Cacha Pregos. Por fim, será duplicado um trecho de 8 km da BA-001, desde Cacha Pregos até o início da Ponte do Funil, onde finaliza a área de atuação da Concessionária.
Esse novo investimento é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo do Estado e um consórcio chinês formado por dois grandes grupos que estão entre os maiores do mundo no segmento de construção e infraestrutura. São eles: China Railway 20th Bureau Group Corporation (CR20) e China Communications Construction Company (CCCC). O contrato assinado em novembro de 2020 estabelece uma concessão de 35 anos para construção, operação e manutenção do equipamento.