A Arena Fonte Nova, em Salvador, sediará o X Fórum Estadual de Formação Esportiva no dia 19 de setembro, com o Esporte Clube Bahia Associação como anfitrião. O evento, promovido pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e já realizado em outros estados, conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio das secretarias de Turismo (Setur-BA) e do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Na terça-feira (10), o CBC apresentou o conteúdo do fórum à imprensa na sede da Setur-BA, localizada no Caminho das Árvores.
O evento tem como objetivo divulgar o Programa de Formação de Atletas do CBC, promovendo ações de incentivo às modalidades olímpicas tanto na Bahia quanto no restante do país. A expectativa é reunir 1,5 mil participantes, incluindo autoridades, dirigentes de clubes, professores de educação física e esportistas. A programação contará com palestras de campeões olímpicos, como Emanuel Rego (vôlei de praia), André Eller (vôlei de quadra) e do campeão mundial Lars Grael (vela).

“Vamos apresentar os caminhos a serem percorridos, para que entidades dedicadas à preparação de atletas de alto rendimento tenham acesso a recursos oriundos da loteria esportiva, para fomentar o segmento. Muito importante o apoio do Governo do Estado, nesse esforço conjunto para propagar o esporte olímpico, com impacto no turismo”, declarou o diretor do CBC Nordeste, Marcelo Sacramento.
“A nossa secretaria já tem a política de incentivos aplicada nos programas FazAtleta e Bolsa Esporte, mas os clubes precisam ter acesso a outras fontes de recursos, para a execução de ações que evitem a perda de talentos”, pontuou o titular da Setre, Davidson Magalhães.
“Trabalhamos na captação de eventos em diversas áreas, que aquecem a economia do turismo, com o fluxo de visitantes e a movimentação nos serviços utilizados por eles. No caso do esporte, é uma forma também de abrir oportunidades para jovens atletas”, completou a chefe de gabinete da Setur-BA, Giulliana Brito, que representou o secretário Maurício Bacelar.
Para o presidente do Esporte Clube Bahia, Emerson Ferretti, “essa parceria com o governo estadual é necessária, porque uma agremiação como o Bahia, que representa milhões de torcedores, precisa manter diálogo com o poder público, para a construção de novos projetos esportivos, além do futebol”.